mar 182015

 

Como obter os benefícios da Aromaterapia

Pele e menopausa por Gloria Taveira

 

 

 

A menopausa é definida como o último ciclo menstrual. É uma etapa natural da vida da mulher, quando, seus ovários  não produzem mais óvulos e consequentemente deixam de produzir os hormônios sexuais femininos. Os baixos níveis hormonais podem   afetar a mulher  física e emocionalmente.

O texto aborda as mudanças que ocorrem na pele e as oscilações de humor que com frequência permeiam essa fase da vida e como a Aromaterapia pode ajudar a minimizar seus efeitos  .

Com o envelhecimento, e, após a menopausa o colágeno que é uma proteína dependente de estrogênio diminui e a pele perde firmeza e umidade e  com a redução da elastina torna-se fina e mais propensa a rugas. No plano emocional  ansiedade, depressão e outros sintomas  podem ocorrer em graus variados.

Uma pratica terapêutica que pode auxiliar na revitalização da pele e no reequilíbrio emocional é a massagem com óleos essenciais. No entanto, para alcançar resultados satisfatórios alguns cuidados são necessários: conhecer as propriedades e ações dos óleos essenciais, sua correta diluição, concentração recomendada e sua procedência.

Minha experiência pessoal sugere uma massagem facial  com os óleos essenciais de gerânio (1 gota) e patchouli (1 gota) diluídos em  óleo vegetal  de café verde (10ml). O óleo vegetal de café verde rico em flavonóides , é considerado hidratante e um poderoso antioxidante. Segundo estudos a cafeína   protege a pele contra os raios UV e minimiza lesões  já existentes  devido a excessiva exposição ao sol. O óleo essencial de patchouli  estimula a renovação celular e tem efeito relaxante que reduz o stress. O óleo essencial de gerânio conhecido como o óleo feminino é pontual nas questões hormonais,  age equilibrando os hormônios e as condições de oleosidade da pele. No plano emocional  relaxa e é útil nos casos de ansiedade e depressão.A massagem libera emoções armazenadas nos músculos e os tonifica. A  ação sinérgica dos óleos essenciais hidrata, revitaliza a pele cansada  e acalma a mente.

Estudos   constatam  que “mulheres com sintomas de menopausa que fizeram uso da Aromaterapia através de massagem obtiveram melhora na saúde física e mental”. ( Wendy,2011)

Outros óleos essenciais essenciais têm sido utilizados com o objetivo de minimizar os incômodos da menopausa, como: rosa, sálvia esclareia, lavanda e camomila. A lista não têm a pretensão de ser completa e outros óleos podem ser indicados. Com bom senso e criatividade diversas sinergias são propostas para beneficiar a mulher nessa nova fase da vida.

.Aconselhável fazer o teste alérgico em caso de pele sensível ou em indivíduos propensos a alergia.

.A informação não substitui a avaliação de profissionais da estética facial e corporal e da dermatologia.

 

Referências bibliográficas:

Green, Wendy -50 coisas que voce pode fazer para conviver com a menopausa – São Paulo:  Editora Lafonte,2011

Pichard, Marie Noëlle – 50 óleos essenciais – São Paulo: Editora Lafonte, 2012